Experato EducaçãoExperato Educação

[Entrevista] Flávio Steffens estará presente no Conexão Noroeste 2016

12 de abril de 2016 às 14:25 Por Postado em Experato Educação

Flávio Steffens, idealizador do projeto Bicharia, estará presente pela segunda vez no Conexão Noroeste.

Ele será o facilitador do workshop “Scrum – Gestão de Projetos Ágeis para um Mundo Inovador“, além de ser palestrante da noite. Confira a entrevista que fizemos com ele.

Inscreva-se para o evento aqui!

CONEXÃO: Esta é a sua segunda participação no Conexão Noroeste. Como foi a experiência no primeiro evento, em Santo Ângelo, e quais são as novidades para Ijuí?
Flávio: O primeiro evento foi uma grata surpresa. Atendi o convite de compartilhar minhas experiências com o pessoal de Santo Ângelo e foi fantástico! Para mim, ter a oportunidade de expor as conquistas e fracassos é uma forma de apresentar o empreendedorismo sem filtros, sem maniqueísmos. Acredito que seja justamente isso que torna o feedback tão positivo. Para Ijuí, pretendo levar, além da palestra, uma atividade em formato de workshop para discutir os métodos ágeis de desenvolvimento de projetos e produtos. Em duas horas, sem muitas delongas, as pessoas sairão com a essência do conceito.

CONEXÃO: O projeto Bicharia foi incorporado à maior plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) do país, o “Vakinha.com.br”. Como se deu essa negociação e qual o futuro do projeto?
Flávio: Foi uma negociação bem interessante. Conheci um dos sócios em um evento e começamos a manter contato. Sempre percebi que possuíamos visões semelhantes do mercado e das estratégias. Em 2014 minha empresa desenvolveu a nova plataforma do Vakinha, que trouxe um impacto positivo muito grande na mudança que eles estavam planejando. Em 2015 começamos a discutir essa parceria. Do meu lado seria uma forma fantástica de permitir alavancar o Bicharia e, além disso, me envolver em projetos de crowdfunding além dos animais. Para eles, a possibilidade de contar com alguém que trabalhou na curadoria de tantos projetos, também seria fantástico. No início deste ano oficializamos a parceria, uma espécie de joint-venture, onde o Bicharia passa a fazer parte do Vakinha e eu me envolvo mais diretamente no negócio e nas estratégias de captação de projetos.

noticia62CONEXÃO: Desde o anúncio do workshop, muitos têm se perguntado: o que é Scrum?
Flávio: Conheci o Scrum em 2007, quando era gerente de projetos. Foi amor a primeira vista. O Scrum é um conjunto de práticas para gerenciar projetos e produtos. Originalmente ele foi concebido para tecnologia da informação, devido ao fato de projetos dessa natureza serem tão imprevisíveis. Os métodos ágeis, que originaram o Scrum, partem do princípio que nós DESCOBRIMOS o que vamos desenvolver em CONJUNTO com o cliente. É uma quebra de paradigma muito grande e vamos discutir bastante isso de forma prática no workshop, através de uma dinâmica criada por mim em 2008. Vai ser bem legal, garanto.

CONEXÃO: De que forma o empreendedor pode se beneficiar do desenvolvimento ágil de projetos?
Flávio: As práticas valorizam as pessoas e a comunicação, o que traz uma visão bem interessante para quem está começando a empreender. São diversos conceitos e práticas que serão vistas, de maneira prática, que ajudarão a entender a essência do conceito. É uma quebra de paradigma muito grande e, atualmente, tem tudo a ver com diversos conceitos de empreendedorismo discutidos exaustivamente. Conto com a presença de todos no workshop e na palestra, hein? 🙂

Inscreva-se para o evento aqui!